Categoria: Técnico
A Abilumi valoriza, desde sua fundação, a troca de conhecimento no setor de iluminação. Por isso, reforçando o seu papel, a Associação intensifica ações voltadas à qualificação dos colaboradores das empresas associadas, como cursos de Luminotécnica.
A mais recente delas foi a realização, nos dias 19 de maio e 2 de junho, das primeiras turmas do curso Básico de Luminotécnica, totalmente online e voltado apenas a associados, e que reuniu um total de 144 profissionais de diversas áreas das empresas Brilia, Blumenau, Braft, Brilia, Demape, EletroTerrível, Elgin, Empalux, Lorenzetti, G-Light, Signify, Stella, Swedish Match e Taschibra. Os treinamentos foram ministrados pelo engenheiro e Assessor Técnico da Abilumi, Rubens Rosado.
O especialista abordou temas que vão desde a história da iluminação até tipos e exemplos de usos de lâmpadas. “O treinamento básico é voltado a pessoas de outras formações, que não técnicas, mas que no dia a dia ‘esbarram’ com produtos e termos voltados à iluminação”, diz o engenheiro.
“Como a iluminação está presente na vida de todos, sem exceção, seja em casa, nas ruas ou nos locais de trabalho, entender um pouco mais do assunto e aplicar conceitos básicos, como os apresentados no curso, pode trazer melhorias significativas para o bem estar e inclusive para a qualidade de vida do participante”, afirma o Assessor Técnico da Abilumi.
Na opinião do especialista, vivemos uma nova realidade, a do confinamento, em que a iluminação ganha ainda mais relevância. “Um ambiente mal iluminado pode fazer com que surjam dores de cabeça, falta de concentração e até mesmo fadiga precoce e estresse. Muitas vezes uma simples troca de lâmpada transforma o ambiente”, explica.
“E nos cursos de Luminotécnica mostramos como fazer isso sem precisar se aprofundar em estudos técnicos ou contratar profissionais, o que leva a custos desnecessários, pois falamos de transformações simples. Em caso de reformas ou novos projetos, aí sim o profissional deve ser consultado”, conclui Rubens Rosado.
Teoria e prática − Como resultado, o conteúdo e a linguagem acessível e didática foram determinantes para prender a atenção dos participantes. “O curso foi uma excelente possibilidade de reciclagem, agrega mais conhecimento específico e é uma iniciativa muito bem recebida pelos profissionais da área”, avalia Paulo Henrique Santos, engenheiro na Lorenzetti.
“Aprender nunca é demais e assim todos podemos falar a mesma língua”, resume o auxiliar de Assistência Técnica Renato Rodrigues de Souza, colega de Santos na Lorenzetti. “Encontramos informações às vezes desencontradas ou contraditórias em alguns sites e o curso ajudou a tirar dúvidas”, diz.
Poder aprender e rever conceitos foram alguns pontos positivos destacados pela analista de Exportação da Taschibra, Simone Carine Ittner, que também elogiou a qualidade do conteúdo e o formato do curso de Luminotécnica da Abilumi. “Diante das incertezas do cenário econômico global, foi fantástico participar de um curso gratuito e de qualidade, que contribui para a nossa qualificação, e que por ser online não exige qualquer deslocamento.” Ela afirma já aguardar pelos próximos treinamentos.
Para a analista Comercial da Empalux, Clauzeni Santos, o curso colabora para que a empresa tenha uma equipe mais preparada e com maior domínio técnico, e sem custo, o que é melhor ainda. “Tudo o que nos foi apresentado é útil e favorece a comunicação com o cliente no momento de especificar ou tirar dúvidas”, analisa.
“Foi uma ótima reciclagem, pois sempre há algo novo a acrescentar. E o palestrante passou o conteúdo de forma clara”, afirma a representante de vendas da Empalux, Janete Martinek.
“Mesmo atuando na área de iluminação desde 2009, muitos detalhes apresentados foram novos para mim. A introdução foi muita rica e fácil de assimilar”, diz o analista de Desenvolvimento da Elgin, Rafael de Oliveira Martins. “Ter acesso a cursos de Luminotécnica gratuitos, de excelente qualidade e ministrados por uma pessoa experiente: temos que aproveitar!”, completa.
Clique aqui e conheça as vantagens e benefícios de ser um associado Abilumi.
JUN/2020